Indústria Mate Laranjeiras LTDA | vendas@matelaranjeiras.com.br • Laranjeiras do Sul - PR • (42) 3635-1575

4 dicas para um chimarrão que não entope

4 dicas para um chimarrão que não entope

Preparar o mate perfeito é um verdadeiro ritual: você ferve a água até a temperatura certa, escolhe a melhor erva, arruma e decora a cuia. Não tem coisa pior do que fazer todo esse processo, mas na hora de aproveitar seu chimarrão a bomba estar entupida. Isso acontece pois as partículas da erva, que são muito finas, se aglomeram no fundo da cuia, entrando em contato e obstruindo os buracos da bomba, por onde passa a água. É um problema comum, mas que pode ser evitado, basta seguir a esses pequenos truques:

– Parede: assim é chamada a estrutura de erva construída dentro da cuia. Quando a parede é bem firme, ela não desmorona ao adicionarmos a água. Isso evita que a erva se desprenda, acumule no fundo e entupa a bomba.

– Bomba: se não queremos que ela entupa, é importante ter uma bomba de qualidade. Na hora de adquirir esse utensílio, verifique a porosidade, ou seja, a quantidade de buraquinhos que ele possuí. Quanto mais, melhor. Lembre-se sempre que depois da cuia pronta, não se deve mexer na bomba para que a erva fique no lugar.

– Erva: todos os tipos de mate podem, ou não, entupir a bomba, depende de como a cuia é preparada. Fato é que as moagens de erva mais fina tem uma facilidade maior de fazer com isso aconteça, já que suas partículas são extremamente pequenas e passam pelos fura da bomba. Se você ainda não tem muita prática no preparo da cuia, opte por uma erva de moagem mais grossa.

– Filtro: também conhecido como camisa, o filtro é uma tecido que envolve a bomba, protegendo os furos da invasão da erva. Por se tratar de um material de pano, é importante higienizar e secar bem depois do uso, isso evita que o mesmo desenvolva mofo.

Viu como é fácil evitar esse inconveniente? Anote nossas dicas para não esquecer e nunca mais se incomode com um chimarrão entupido, afinal, matear é um momento de tranquilidade.

Fonte: Mate in box – https://youtu.be/zGF-0Y2C_Dk