Indústria Mate Laranjeiras LTDA | vendas@matelaranjeiras.com.br • Laranjeiras do Sul - PR • (42) 3635-1575

A Lenda por trás da Tradição

A Lenda por trás da Tradição

Conheça a lenda da erva-mate, contada pelo povo guarani, que comprova os benefícios da planta presente há gerações.

O consumo da erva-mate é de origem guarani e carrega uma bela história. Esse povo indígena habitou várias regiões da América do Sul, muito antes da colonização, e foram eles que batizaram a erva. O termo “mate” vem da palavra do idioma quíchua “mati”, que era usada para se referir ao recipiente no qual se bebia o preparo feito com a erva, algo como a nossa cuia.

Na história um guerreiro de uma das tribos guarani foi ficando deprimido por estar envelhecendo, o que o impossibilitava de poder guerrear junto dos mais jovens. Sua filha, chamada Yari, vivia com ele e já recusara inúmeros pedidos de casamento pois priorizava o cuidado para com o pai.

Segundo a lenda, em um dia ensolarado e muito bonito, chegou à casa deles um viajante excêntrico, de olhos azuis e portando roupas exóticas. Pai e filha foram extremamente receptivas, acolheram o forasteiro dando-lhe abrigo, comida e até cantaram para ele noite a dentro. Na manhã do outro dia, o viajante, satisfeito e gradecido pela hospitalidade, se preparava para seguir seu caminho quando revelou ser um mensageiro do deus Tupã.

Para retribuir toda a bondade, disse poder realizar o desejo que habitava o coração do velho guarani. O antigo guerreiro, sem hesitar, pediu que lhe fossem devolvidas as forças da juventude para que pudesse voltar a lutar e caçar e, assim, sua filha ficaria livre para casar-se. O enviado de Tupã deu-lhe as folhas da planta Caá, ensinou-o como cultivá-la e como preparar a infusão que o tornaria vigoroso novamente. A bebida em questão era nada menos que o chá da erva-mate.

Fonte: https://www.duasrodas.com/blog/tendencias/erva-mate-joia-verde-da-america-latina/?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=03062020&fbclid=IwAR1N3nk-FZFVmvIOl7fk3alz7wwb6fpy18XBWNByjEPWmOiGfyZ0sswYtVU