Indústria Mate Laranjeiras LTDA | vendas@matelaranjeiras.com.br • Laranjeiras do Sul - PR • (42) 3635-1575

Benefícios da erva-mate para a saúde

Benefícios da erva-mate para a saúde

9 benefícios da erva-mate para a saúde

A erva-mate é uma das plantas com maior número de benefícios combinados para a saúde dos seres humanos. Conheça os benefícios da erva-mate para a saúde e tudo que a planta pode oferecer…

1 – Diminui o cansaço físico e mental
Muito se fala sobre a utilização da erva-mate para a redução do cansaço físico e mental. A planta age como um estimulante natural para o sistema nervoso central. Este é um dos grandes benefícios proporcionados pela planta, que neste caso pode ser uma boa alternativa para outros estimulantes, como o café.
A erva-mate é rica em alcalóides, principalmente a cafeína. Estas substâncias provocam a redução da fadiga física e mental, aumentando a concentração do indivíduo.
Contudo, a erva-mate possui efeitos colaterais muito menores do que o café, devido à concentração mais branda de cafeína. Estudos apontam que em 100 ml de chimarrão, a quantidade de cafeína é cerca de 13 vezes menor que na mesma dose de café.
Assista ao vídeo sobre os benefícios da erva-mate.

2 – Acelera o metabolismo (efeito termogênico)
Pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia estudaram a erva-mate atuando como um fator anti-obesidade. O objetivo foi a verificação do consumo agudo da planta como sobre o gasto energético de indivíduos saudáveis.
Eles constataram o efeito termogênico da planta. Segundo eles, a ingestão da erva-mate provocou o aumento da taxa metabólica basal em adultos saudáveis.
Isso comprova que a planta pode sim ser usada como substância termogênica, para fins de consumo energético. Portanto, o consumo da erva-mate pode levar ao emagrecimento.

3 – Diminui o colesterol e triglicérides
Entre os principais princípios bioativos da erva-mate podemos citar a saponina. As saponinas são glicosídeos de esteróides. Este tipo de estrutura possui característica lipofílica, e determina a propriedade de redução da tensão superficial da água e também a ação detergente e emulsificante.
Em bom português, a ação das saponinas podem reduzir a concentração plasmática de colesterol, o que já foi demonstrado por estudos anteriores. O mecanismo de ação da saponina em detrimento da redução de colesterol pode ser explicado pela diminuição da absorção intestinal de gorduras (colesterol) e também pelo aumento da excreção dessas mesmas gorduras.
Em seres humanos, estudos já demonstraram que a erva-mate pode reduzir o LDL (colesterol ruim) além de auxiliar na redução do peso corporal e de gordura abdominal.

4 – Ajuda na digestão
A erva-mate possui propriedades que combatem a constipação intestinal. Esta é referente ao mau funcionamento do intestino, o que posterga a digestão do “bolo alimentar”.
Tomar um chimarrão após o consumo de uma comida pesada, como um churrasco por exemplo, pode imediatamente dar uma sensação de bem estar intestinal. O que por si só, torna a digestão facilitada e mais agradável.

5 – Fonte de vitaminas e minerais
Diversas vitaminas e sais minerais são encontrados na erva-mate e podem ser aproveitados nas mais variadas formas de consumo. Os principais minerais encontrados são o Manganês, Ferro, Potássio e Fósforo. As principais vitaminas encontradas são A, B1, B2, C e E.

6 – Possível ação anti-diabética
A ação da erva-mate para combate ao diabetes é apontada por vários pesquisadores. O consumo do chá de erva-mate provocou uma redução de 10% a 12% nos níveis de colesterol ruim. É o que aponta uma pesquisa realizada pela UFSC.
A argumentação ou estudos que corroboram com a tese apontam que a ingestão do chimarrão reduz tanto a concentração de glicose plasmática quanto a insulina.
Por outro lado, um estudo feito por, apontou que a utilização de erva-mate não alterou a quantidade de glicose plasmática e também não alterou significativamente a taxa de insulina encontrada no plasma sanguíneo. Entretanto, o mesmo estudo observou que a ingestão da erva pode reduzir a absorção de glicose.

7 – Propriedades antioxidantes
Assim como o tomate e a maioria das frutas vermelhas, a erva-mate também é rica em antioxidantes. Estas substâncias, auxiliam na prevenção do envelhecimento precoce, pois atuam combatendo a presença de radicais livres, responsáveis por acelerar o envelhecimento.
A erva-mate auxilia na prevenção de rugas e linhas de expressão. Além disso, pesquisas apontam que a quantidade de antioxidantes presentes na Ilex é maior até que a quantidade presente no chá-verde, que até então foi um grande conhecido remédio na prevenção do envelhecimento.
Segundo Edson Luis da Silva, pesquisador da UFSC e um dos principais nomes na área, “é possível acreditar que, a longo prazo, ocorra uma redução das doenças crônico-degenerativas pelo uso da planta como alimento funcional”.

8 – Efeito diurético
As substâncias diuréticas atuam em benefício dos rins, aumentando a eliminação de fluidos (água e outras substâncias), o que consequentemente aumenta a eliminação de sódio. Isso faz com que também seja diminuída a quantidade de fluidos nos vasos sanguíneos, diminuindo também a pressão arterial.

9 – Propriedades afrodisíacas
Em um outro estudo, a Ilex Paraguariensis foi identificada como uma planta de potencial afrodisíaco, podendo ser utilizada para combater a infertilidade e impotência sexual.
Calma, a planta não possui superpoderes, mas certamente ajudará com o seu bem estar e aquele “empurrãozinho” extra de vigor.

Fonte: https://mateinbox.com.br/blog/beneficios-da-erva-mate/