Indústria Mate Laranjeiras LTDA | vendas@matelaranjeiras.com.br • Laranjeiras do Sul - PR • (42) 3635-1575

Chás no Controle da Diabetes: Entenda como eles agem.

Chás no Controle da Diabetes: Entenda como eles agem.

O diabetes é uma doença bastante comum hoje em dia, e em muitos casos é associada a uma baixa qualidade de vida das pessoas. Ao consumir alimentos com muito açúcar e gordura durante a vida, além de não praticar atividades físicas, o corpo acaba sobrecarregado e apresenta falhas na produção de insulina. Esta é responsável por quebrar o açúcar no sangue para que seja absorvido sem problemas pelo organismo. E quando a produção diminui, há o desenvolvimento do diabetes.

Existem diversos medicamentos para o tratamento do diabetes, e além dos remédios sintéticos, alguns chás podem auxiliar a reduzir o nível de glicose no sangue.

Portanto, consumir os chás, ter uma alimentação controlada e também a prática de exercícios físicos é essencial para ter um melhor controle da doença. Assim, junto com os medicamentos indicados pelo médico, o controle do diabetes se torna mais fácil.

Antes de começar a tomar os chás para baixar diabetes, é importante que você consulte os profissionais da saúde, como médicos e nutricionistas. São estas pessoas que poderão avaliar o seu caso individual, e indicar os melhores medicamentos e também produtos naturais como os chás.

Além disso, é essencial que junto de qualquer chá ou medicamento para diabetes, o paciente mantenha uma alimentação controlada em açúcares, carboidratos e gorduras. E por fim, manter uma rotina de exercícios físicos sempre que possível.

Confira os 10 chás para baixar diabetes:

1. Chá Mate

Ao consumir o chá de erva-mate, existem dois efeitos no organismo do diabético:

  1. Inibição da produção de glicose no fígado;
  2. Diminuição da atividade receptora de glicose no intestino, com menor absorção.

Como fazer:

  • 3 colheres de chá de erva-mate
  • 500 ml de água quente
  • coar e beber até 1 litro do chá por dia.

2. Chá verde

Um dos diversos benefícios do chá verde é retardar a conversão de carboidratos em glicose. Dessa forma, os níveis de açúcar no sangue não ficam tão elevados logo depois de consumir alimentos ricos em amido.

Para um melhor controle da glicemia, é indicado que o chá verde seja consumido logo após as principais refeições do dia.

Para preparar o chá verde:

  • Adicionar 1 colher de sobremesa de folhas de chá verde em uma xícara de água fervente. Depois de 3 minutos, coe e beba morno ou frio.

3. Chá de canela

Quando a canela é preparada em água quente e consumida como chá, pode auxiliar no controle da glicose. Afinal, ela ajuda o organismo a utilizar o açúcar consumido e diminui os níveis no sangue.

Isso acontece através do componente hidroxi-metil-chalcona, que imita o efeito da insulina no corpo.

  • Coloque 3 paus de canela em 1 litro de água e deixe ferver. Depois tape a panela até amornar, e beba o chá diversas vezes ao dia.
  • Também é possível preparar em água gelada, deixando os paus de canela em água na geladeira durante a noite, para consumir no dia seguinte.

Um ponto de atenção sobre a canela, é que não é indicada para mulheres grávidas. Portanto, é sempre recomendado a confirmação com o médico.

4. Chá de camomila

Além das conhecidas propriedades calmantes e digestivas da camomila, seu chá também pode ser importante para diminuir a glicose no sangue. A comprovação através de estudos aponta que a camomila pode reduzir a taxa de glicose no sangue, e também aumentar o estoque de açúcar como glicogênio no fígado.

Assim, a hiperglicemia (aumento da concentração de glicose no sangue) é prevenida. Para preparar o chá, siga os passos:

  • Adicionar 1 colher de sopa de camomila em 1 xícara de água fervente. Deixar repousar de 5 a 10 minutos.
  • Coar e beber 2 a 3 vezes por dia.

5. Chá de hibisco

O chá de hibisco é indicado para pressão arterial e perda de peso, além de ser uma boa forma de melhorar a absorção de insulina pelo corpo. Com isso, os níveis de açúcar no sangue são normalizados.

Quando começar a tomar os chás

Agora que você já tem opções de chás para melhorar o controle da glicemia no sangue, é hora de agir e trabalhar a favor da sua saúde.

Contudo, é importante realizar uma consulta com seu médico. Afinal, estes chás auxiliam no controle da glicose, e é preciso evitar casos de hipoglicemia. Quando a hipoglicemia acontece, o nível de açúcar no sangue baixa muito e também pode apresentar riscos para os pacientes.

Portanto, entre em contato com os profissionais de saúde que acompanham o seu caso, melhore a sua alimentação, inclua exercícios na rotina, e beba os chás recomendados.

 

Fonte: https://mateinbox.com.br/blog/chas-para-diabetes/