Indústria Mate Laranjeiras LTDA | vendas@matelaranjeiras.com.br • Laranjeiras do Sul - PR • (42) 3635-1575

Chimarrão, Chá e Tereré: Qual a diferença na erva-mate de cada um?

Chimarrão, Chá e Tereré: Qual a diferença na erva-mate de cada um?

Saiba diferenciar cada moagem, preparo e especificidade das ervas para entender melhor sobre seu mate de preferência.
Existe uma grande variação de usos para a erva mate, que são determinados pelo cultivo, região e a maneira com que ela é preparada. A partir da colheita a erva passa por diversas etapas de produção, que tem como resultado os Chás, Tereré e Chimarrão. Dentro de cada um dos três, ainda podem sair diferentes subprodutos. A tradição brasileira de consumo do mate é forte e tem sua própria identidade, confira a seguir os tipos de erva mais usados por aqui e a diferença entre elas:
• Chimarrão Tradicional: A erva do chimarrão em si é a mais fresca de todas, por isso a coloração de um verde mais vivo. A tradicional é caracterizada pela presença de poucos gravetos, o que predomina no processo de fabricação é a folha moída bem fina, que garante a ela um amargor suave.
• Chimarrão Moída Grossa: Como a anterior, esta também é fresca. O que muda é a quantidade de gravetos, que é maior. A moagem mais grossa proporciona um sabor mais forte ao chimarrão feito com ela.
• Tereré: Como o tereré é servido gelado, o preparado da erva é diferente. Leva mais folhas, mas a moagem não é tão fina quanto a do chimarrão. Além disso a folha é mais sequinha, por isso perde um pouco da cor.
• Chá: O processo do chá é o mais diferente de todos. A única parte da planta usada é a folha, que é seca, depois descansa para daí ser misturada às plantas que darão os diversos sabores.
É importante saber que todos os produtos derivam da mesma espécie, a “Ilex Paraguariensis“, uma planta com tanta personalidade e versatilidade que pode ser transformada em bebidas tão únicas e diferentes. Independente de qual seja o seu mate do coração, a erva mate Laranjeiras leva atenção e cuidado em cada estágio da fabricação.