Indústria Mate Laranjeiras LTDA | vendas@matelaranjeiras.com.br • Laranjeiras do Sul - PR • (42) 3635-1575

Curiosidades sobre a erva mate

Curiosidades sobre a erva mate

Conheça mais sobre o mate que é tão rico em sabor, nutrientes e tradição.

Existem muitos mitos acerca da tradição de matear. Desde a temperatura da água até o responsável pelo preparo da cuia, tudo tem uma razão para ser feito da maneira que é. Fique por dentro de toda a ritualística envolvida na roda de mate:

– Temperatura da água: o ponto de fervura para um chimarrão perfeito deve ser exato. A água não pode ser morna e nem muito quente. Se a temperatura for baixa, o sabor do mate fica desagradável. Já quando é muito alta, adquire um sabor ferroso e oxidado. A água atinge entre 80 a 90 graus quando a chaleira começa a chiar e as bolhas de ar aparecem, esse é o ponto perfeito para o chimarrão.

– Amargor: um dos argumentos mais recorrentes, usado por quem não tem o hábito de matear, é de que a erva é amarga demais. De fato, algumas ervas possuem o sabor forte mais acentuado, mas não são todas. O amargor muda de variedade para variedade, existem ervas mais suaves e agradáveis ao paladar de quem não está acostumado.

– Cevador: é comum que a primeira cuia seja sempre do cevador, por uma questão de tradição, mas também de funcionalidade. O cevador é quem prepara a cuia, logo, ele é a melhor pessoa para verificar a temperatura da água, a posição da bomba e a quantidade da erva. Caso algum desses elementos esteja precisando ser ajustado, ele saberá o que fazer. É o cevador também que, se fizer questão, serve o mate para os outros integrantes da roda, mas nada impede que as outras pessoas sirvam o próximo mate.

– Mate fresco ou descansado: diferente do que muitos pensam, mate descansado não é sinônimo de mate velho. Na verdade, antigamente, o mate só era consumido assim, a variação fresca só foi possível nos últimos 50 anos, devido as novas técnicas de tratamento. Ambos são diferentes entre si, mas ainda assim muito saborosos, cada um com suas particularidades.

Agora que você conheceu melhor alguns detalhes sobre o mate, temos certeza que cada cuia ficará muito mais prazerosa.

Fonte: https://youtu.be/EL_efdlwjXs