Indústria Mate Laranjeiras LTDA | vendas@matelaranjeiras.com.br • Laranjeiras do Sul - PR • (42) 3635-1575

De onde vem o sabor da erva mate?

De onde vem o sabor da erva mate?

Entenda como os processos de plantio e tratamento afetam no sabor final do mate

Desde o plantio até a cuia, a erva mate passa por diversas etapas de preparação para então ser distribuída pelas prateleiras dos supermercados. O produtor tem cuidados especiais para garantir o melhor sabor para cada tipo de mate, pois os fatores que determinam o resultado no seu paladar são muito específicos, demandam experiência e preparo. Entre os principais agentes de diversificação de sabor, estão:

– Plantio: esse é o primeiro estágio de vida da erva. Cuidado e paciência com o tempo de desenvolvimento da planta, são essenciais para garantir a suavidade no sabor.

– Altitude: a região onde as árvores são plantadas afeta diretamente na intensidade do sabor. Geralmente, altitudes mais baixas produzem mates mais fortes.

– Temperatura, umidade e solo: as condições ambientais do local onde as árvores estão faz com que o mate de determinadas regiões seja único.

– Descanso: o tempo que as folhas ficam em repouso, após a colheita, é importante para atribuir equilíbrio aos teores gustativos.

– Moagem: o tamanho da granulação das folhas e galhos acentua ou suaviza o sabor. Um mate grosseiro é mais forte, já o fino, mais suave.

– Defumação: quando as folhas entram em contato direto com a fumaça do fogo usado no processo de secagem, adquirem um sabor mais complexo e intenso.

A qualidade do mate está na origem, no plantio responsável e, por fim, no tratamento que ele recebe após a colheita (este último vária do gosto pessoal de cada um). As camadas de sabor são construídas durante longos processos, cada um com seu propósito e técnica. A tradição vai além do matear, está fundamentada na sabedoria de cultivar a planta de maneira correta, e disso a Mate Laranjeiras entende muito bem. Junto do pessoal da Mate in box, trazemos este conteúdo para que você compreenda melhor como a magia do mate acontece.

Fonte: https://youtu.be/XD2AlJoNwBs